Cortejo

Cortejo



Na cerimônia de casamento, o posicionamento de noivo, pais e padrinhos no altar é bem conhecida, porém surgem diversas dúvidas em relação ao cortejo. De qual lado a madrinha deve estar posicionada? E o noivo? O pai deve dar qual braço à noiva?
Direita ou Esquerda?
Eis a questão!
Hoje em dia vale tudo, seguir tradição, facilitar o posicionamento do pai e do noivo no altar, e até mesmo o modelo do vestido da noiva!
A noiva é o centro da atenção em qualquer casamento, mas não é por esse motivo que apenas ela entra de lado diferente no cortejo da cerimônia.
As madrinhas entram do lado esquerdo de seus respectivos pares, assim como a mãe do noivo juntamente de seu filho, e a mãe do noiva com o pai do noivo. Traduzindo, olhando para o altar as mulheres que participam da cerimônia de casamento devem estar posicionadas à esquerda e os homens à direita durante o cortejo.
Já a noiva, ao entrar na nave, deve estar à direita do pai. Ou seja, com o braço esquerdo entrelaçado ao pai e segurando o bouquet com a mão direita. Essa é uma forma de facilitar seu posicionamento no altar, pois o pai da noiva deve unir-se a mãe da noiva que estará localizada do lado esquerdo do altar, enquanto o noivo estará situado à direita, pronto para recebê-la. A história que cerca esse posicionamento (e que eu acho a mais bonita) diz que o pai criou a filha-noiva pelo lado direito e o futuro marido a receberá com o lado do coração (esquerdo).

Algumas histórias que envolvem esse ritual:
- Defesa: O homem deve estar posicionado ao lado direito da mulher - na idade média, o cavalheiro tinha que ter sua mão direita livre para sacar com agilidade sua espada e rapidamente defender sua dama de  qualquer perigo.
- Maomé: A mulher deve se posicionar ao lado esquerdo do homem, pois "A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada". (Maomé)
- Educação: O homem deve conduzir a mulher à sua esquerda afim de ter a mão direita livre para que possa abrir a porta do carro, tirar o chapéu para que possa cumprimentar alguém e ou até mesmo estende-la para um aperto de mão.
- Direito Canônico: hoje em desuso, os homens e as mulheres se sentavam separados, do lado direito da igreja sentavam-se os homens enquanto as mulheres do lado esquerdo - esse costume deu origem aos convidados da noiva se sentarem do lado esquerdo e os do noivo do lado direito da igreja. 
Beijinhossss da Mimi!